Internet Explorer se aposentando? Conheça os rumores sobre o Spartan

 
 

Perto de completar 20 anos de vida digital no planeta Terra, pode ser que o famoso e polêmico navegador da Microsoft esteja com seus dias contados

 
 

Já fazem alguns meses que diversos boatos estão circulando na web acerca da próxima versão do browser Internet Explorer, criado pela Gigante de Redmond. De acordo com alguns sites especializados no assunto — como o “Ars Technica” —, o ilustre navegador, que está em sua 11º versão, seria trocado por outro programa com o nome de Spartan.

De acordo com eles, o Windows 10 incluiria a versão 11 do IE apenas como um programa opcional para você navegar na internet. Contudo, Mary Jo Foley, da página ZDNet, diz que o Spartan pode ser sim um novo navegador oficial da Microsoft, trazendo diversas novidades do mercado que o Internet Explorer não acompanhou nos últimos anos.

O que pode mudar?

Primeiramente, o Spartan promete apresentar um visual totalmente remodelado, se encaixando em um modelo de interface mais atual, como acontece com os browsers mais usados no mundo (Mozilla Firefox e Google Chrome) — veja a imagem logo abaixo.

 


 

Outro ponto de destaque é que o novo navegador da empresa de Bill Gates provavelmente irá contar com suporte a interpretação de comandos de voz complexos.

Detalhes técnicos

De acordo com as informações que foram vazadas na web, o programa usaria a engine Trident (a mesma do IE), assim como o motor Chakra Javascript, e deixaria o velho código arcaico e pesado do antigo navegador de lado.

A esperança da galera é de que ele seja mais leve e bem mais rápido do que o IE 11 — pelo menos. Na tentativa de dar um passo para recuperar o mercado perdido, a Microsoft pode liberar versões para desktop e celulares, além de um Spartan para o console Xbox One.

 


Mais novidades?

Apelidado de “próximo capítulo do Windows 10″ — como se fosse uma novela —, a Gigante de Redmond tem um evento programado para o dia 21 de janeiro, em que é provável que novas informações sobre o novo browser serão divulgadas. Tomara!

 
 

 
 

 
 

Share

Leave a Reply