Como descobrir qual o modelo da placa de vídeo de um notebook

O sistema operacional Windows oferece recursos que muitos desconhecem, como é o caso em que mostraremos aqui. Como exemplo, muitos usuários de notebooks acham que para se descobrir o nome e modelo da placa de vídeo, seria necessário abrir o dispositivo.

Mas o próprio Windows oferece essa opção de averiguação do modelo da placa de vídeo. Além do Windows, existem alguns softweres que fazem essa verificação do modelo.

Mas para que eu preciso saber qual o modelo da minha placa de vídeo?- Saber o modelo da placa de vídeo vai muito além do que simplesmente curiosidade.

Se você por exemplo quiser substituir essa placa, por uma mais avançada, terá que saber o modelo compatível com o seu notebook; também se por ventura a placa genuína do notebook queimar, você terá que substituir por uma nova.

Dado isso, confira abaixo um passo-a-passo de como descobrir o modelo da placa de vídeo de um notebook, lembrando que essa dica também funciona para desktop.

Faça você mesmo

Primeiramente iremos no menu iniciar do Windows, logo mais, vá até o campo de busca e digite o comando dxdiag. Depois disso dê um enter, e logo aparecerá um arquivo na tela, selecione-o clicando sobre ele.

windos 01

 

Depois de ter feito o processo anterior, irá se abrir uma nova janela.  Nessa janela, você poderá conferir diversas informações acerca do seu dispositivo, como por exemplo, informações da memória RAM, e do processador.

Se você for na seção Exibir, você terá a informação que deseja. Aqui você poderá conferir a nome e modelo da placa de vídeo do seu notebook ou pc. A opção exibir fica situada na parte de cima no canto esquerdo, conforme mostra a ilustração a seguir.

nome-da-placa-de-video-

 

Como você pode conferir, o modelo da sua placa de vídeo estará situada afrente de nome. Além do modelo, você também poderá conferir o nome da da fabricante, tipo  de processador, e informações do DirectX. Fácil não?

Além desse jeito, há também a possibilidade de saber o modelo da placa de vídeo através do painel de controle, para isso, vá até o menu iniciar, painel de controle, agora vá até a secção Hardwere e  som, abra então a opção Gerenciador de Dispositivos.

gerenciador de dispositivo

 

A seguir irá aparecer uma nova janela com diversas informações do seu notebook. O gerenciador de dispositivos também contém informações de todos os drivers do seu notebook.

O modelo de sua placa de vídeo estará na opção Adaptadores de vídeo, conforme mostra a ilustração mais abaixo. Além dessas duas opções, ainda há uma terceira, trata-se do uso de um programinha.

modelo da placa de vídeo

Everest é um softwere que também te revela qual o modelo da placa de vídeo do seu notebook. Agora basta escolher um dos 3 métodos para saber o modelo da sua placa de vídeo.

VIA: O Notebook

Share

Leave a Reply